Aconteceu a VII Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais “Todos usam o SUS – SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais(SES/MG) e o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG) nos dias 8 a 11 de agosto, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, reuniram nesses 4 dias mais de 2 mil pessoas na capital mineira. Foram debatidos temas como o acesso e acolhimento aos usuários, política de saúde na seguridade social, participação da comunidade, gestão do SUS e o controle social.
Geraldo Heleno Lopes, Vice presidente do CES/MG
A Conferência é uma oportunidade para reflexão sobre os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais que um instrumento legal de participação popular, significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde.
A Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais tem como objetivos impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e das diretrizes do SUS garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária; avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos e fortalecer o controle social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da 14ª Conferência Nacional de Saúde.
A Microrregião de Teófilo Otoni/Malacacheta/Itambacuri teve sua representação efetivada pelos Municípios de Teófilo Otoni, Itambacuri, Malacacheta, São José do Divino, Setubinha, Poté, Ladainha e Nova Módica. O Coordenador do Colegiado Microrregional, Roberto Moreira, participou da Organização Estadual como membro da Comissão de Relatoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário