É sempre bom lembrar a importância do caráter deliberativo do conselho municipal de saúde e não se esquecer do caráter propositivo. A saúde passa por um momento de dificuldade em todo o país e somente em parceria com a gestão local é que vamos superar as dificuldades. “Precisamos acabar com essa idéia de que conselheiros tem que ser inimigo do gestor, o que precisamos é buscar juntos, meios para resolver os problemas, atender as demandas e melhorar a qualidade de vida do povo”, Como por exemplo, abrir o debate da necessidade do hospital regional, da regulamentação da EC-29 entre outros.
É óbvio que, a fiscalização deve ser permanente, principalmente no acompanhamento do gasto do dinheiro público, na qualidade dos serviços prestados, na qualidade do atendimento e na garantia do acesso.
Costumo dizer que a reunião do conselho deve ser produtiva, organizada e que todos tenham os mesmo objetivos, o interesse coletivo. “Precisamos amadurecer os conselhos, afinar nossos discursos, buscar conselheiros dispostos a doar-se em prol do bem comum”.
Lembrem-se, os usuários têm direito a voz, de forma ordeira, respeitosa e organizada é importante ouvi-los sempre.
O Prefeito Municipal, Sr. Henrique Luiz da Mota Scofield falou da importância da regulamentação da EC-29
O Presidente do Colegiado chamou a atenção da necessidade de ouvir a população na hora de planejar e pela mobilização social em defesa do HOSPITAL REGIONAL e REGULAMENTAÇÃO DA EC-29
Conselheira representante do segmento dos usuários sendo empossada
Aprovação do RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO (RAG) pela plenária do conselho
A Secretária Municipal de Saúde, a enfermeira Daniela de Cássia D’avila, falou da importância do Conselho e do papel do conselheiro e propôs um trabalho em parceria com o controle social, com o objetivo de atender as demandas do ator principal do SUS, o usuário. “O Colegiado Microrregional têm nos ajudado muito e com certeza daremos apoio no que for preciso”. Agradecemos a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Conselho Estadual de Saúde (CES) e Colegiado Microrregional (COMCMS), declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário